Sem surpresas na escalação, o Palmeiras começou tomando a iniciativa. Logo aos 2 minutos, Rony foi lançado na área, dominou, desviou para a marcação e soltou uma bomba, parando o goleiro com boa defesa. Mas a chance relâmpago não se refletiu na pressão nem na superioridade do Alviverde, porque o São Paulo conseguiu se encaixar na marcação.
Aos 20 minutos, Wellington Rato mandou para a área, Gómez desviou parcialmente e Murilo finalizou o saque antes da chegada de Alisson. Aos 23, Nikão arriscou na entrada da área, a bola desviou em Gómez e Weverton evitou o gol por reflexo.
A resposta do Verdão veio de imediato: aos 24 minutos, Raphael Veiga armou Mayke, passou por um zagueiro, abriu espaço, encarou Rafael e chutou para longe do goleiro. Aos 28′, Rony recebeu pela esquerda, puxou para dentro e cruzou na cabeça de Veiga, que procurou ver a bola passar rente à trave esquerda do goleiro.
Na parte final do primeiro tempo, o ritmo de jogo caiu ainda mais e o Palmeiras foi o time que conseguiu finalizar com algum perigo: aos 34 minutos, Zé Rafael tentou de intermediária e mandou ao lado.
Inalterado, o Verdão voltou à fase final em busca de retomar o controle da partida. Assim que a bola saiu, Rony tentou um chute sem ângulo que saiu por cima. Aos 4 minutos, Mayke cruzou para López se esticar e balançar a rede, mas por fora.
Porém, repetindo o que aconteceu no primeiro tempo, o jogo logo perdeu força. Aos 16 minutos, o técnico Abel Ferreira López foi substituído por Jhon Jhon. Sete minutos após o início, o garoto quase marcou para fazer o 1 a 0: Mayke cruzou de cabeça, mas passou por cima do travessão.
Aos 29 minutos, Richard Ríos tentou a sorte na entrada da área, mas mandou nas mãos de Rafael. Aos 31, Mayke fez boa jogada individual e bateu cruzado; o goleiro já foi derrotado, mas Moreira desviou antes que Rony chegasse para verificar. No minuto seguinte, Weverton levou um susto ao errar um passe na entrada da área, mas se recuperou para defender o chute de Calleri.
O São Paulo teve outra boa chance aos 35 minutos, quando Galoppo cabeceou de falta no canto esquerdo de Weverton. Aos 36, Abel fez mais duas jogadas: Mayke para Gabriel Menino e Richard Ríos para Aníbal Moreno. Aos 38 minutos, Ferreira bateu na bola e errou por pouco.
Para tentar evitar os pênaltis, Abel substituiu Zé Rafael por Luis Guilherme aos 41 minutos. Aos 43 anos, Aníbal Moreno soltou uma bomba e quase fez um golaço; a bola passou perto. Nos seis minutos dos acréscimos, o Palmeiras até percorreu o território adversário, mas não conseguiu criar uma jogada clara para fazer o gol que daria o título.
Nos pênaltis, como era de se esperar, o Palmeiras foi derrotado após perder 2 dos 4 pênaltis (com Muril e Piquerez); Veiga e Menino converteram, mas o adversário bateu 4; final 4 a 2.
O time de Abel Ferreira volta a campo na quinta-feira (02/08), às 21h, para enfrentar o Ituano. Devido à suspensão do Allianz Parque por manutenção do gramado, a partida será disputada na Arena Barueri.
Veja também
- "Para mim..."; Entre Botafogo e Palmeiras, Benja crava campeão do Brasileirão
- Palmeiras terá reforço 'diferenciado' em decisão do Brasileirão contra o Botafogo
- "Oficial"; Resultado final de eleição para presidente do Palmeiras é divulgado
- Palmeiras disputa com o Cruzeiro de Diniz acerto com reforço de R$ 30,2 milhões
- Partiu, Inglaterra: Arsenal oferece R$ 180 milhões por destaque do Palmeiras
- Jhon Textor vai aos microfones e manda 'recadinho' ao Palmeiras antes de jogão
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.