São Paulo e Palmeiras empataram em 1 a 1 neste domingo, no Morumbis, pela semifinal do Campeonato Paulista da primeira divisão. Alisson abriu o placar para o time Tricolor. Raphael Veiga, marcando pênalti questionável, recompôs as coisas para o Verdão.
O trabalho de arbitragem de Matheus Delgado Candancan foi o destaque deste clássico de domingo. O árbitro de 25 anos marcou pênalti questionável ao Palmeiras, após Rafael driblar e cabecear Murilo, e não marcou pênalti para o São Paulo no jogo fora de casa em que Luciano foi atingido. na perna, traseira, de Piquerez.
Com o empate, o São Paulo ainda não confirmou a ida do Paulistão às oitavas de final. O time lidera o Grupo D com 19 pontos, mas Novorizontino e São Bernardo ainda têm chances de avançar às quartas de final. Sendo assim, o Tricolor terá que entrar na última rodada com muita força.
Enquanto isso, o Palmeiras se classificou para as oitavas de final do Paulistão, fazendo sua melhor e invicta campanha na competição, com sete vitórias e quatro empates. A derrota mais recente da equipe de Abel Ferreira foi no dia 8 de novembro de 2023, contra o Flamengo, por 3 a 0, no Brasileirão.
O São Paulo encerra sua participação na primeira fase do Campeonato Paulista no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o Ituano, em Itu. O Palmeiras enfrenta o Botafogo-SP, no mesmo dia e horário, no Allianz Parque.
O Palmeiras começou melhor a partida e precisei de sete minutos para ameaçar o São Paulo. Flaco López recebeu um passe longo atrás da trave, mas não conseguiu finalizar para o gol, pois a bola caiu nas mãos de Rafael. Depois foi a vez de Richard Ríos tentar de fora da área e lançar uma bomba, obrigando o goleiro tricolor a fazer excelente defesa.
Os bons momentos do Verdão não terminaram aí. Aos 14 minutos, Raphael Veiga cobrou falta na ponta esquerda, Aníbal Moreno subiu mais alto que a defesa são-paulina e cabeceou para o canto superior, afastando a bola do gol de Raphael.
Desde então, São Paulo subiu. Se nos primeiros minutos o time, não acostumado a jogar com três zagueiros, tentou encontrar opções para marcar, com o passar do tempo, Lucas, Luciano e companhia começaram a relaxar e passaram a ameaçar o Palmeiras.
A primeira boa chance do São Paulo na partida aconteceu após Welington marcar contra a Ferreirinha. O lateral-esquerdo cruzou todo o campo ofensivo, atacou na grande área e cruzou, esperando Luciano finalizar atrás da rede, mas o camisa 10 não conseguiu chegar à bola.
Logo, São Paulo ficou mais feliz. Weverton disparou contra Richard Ríos, que acabou sendo desarmado por Pablo Maia. Lucas ficou com a bola e passou para Ferreirinha. O atacante pegou a bola e bloqueou no meio e depois devolveu para Lucas, que não conseguiu controlar. Felizmente Alisson estava em boa forma e marcou pela primeira vez, não dando chance ao goleiro palmeirense de abrir o placar para o Morumbis.
Antes do intervalo, o São Paulo ainda teve chance de ampliar com Ferreirinha, que recebeu passe de escanteio curto, colocou no meio e depois chutou para escanteio, cruzou e depois mandou perto da trave. Depois disso, Lucas Moura alcançou a defesa palmeirense, mas Murilo prontamente se aproximou da defesa para fugir do perigo e evitar o gol que deveria ter sido marcado pelo camisa 7 tricolor.
Aos seis minutos do segundo tempo, o Palmeiras marcou. Flaco López cabeceou, Endrick limpou e Zé Rafael chutou para o gol, mas o lance final foi anulado porque o meio-campista alviverde estava impedido.
Porém, logo depois, o Palmeiras finalmente se casou. Após cruzamento na área, Rafael correu para amortecer, mas acabou acertando a cabeça do zagueiro Murilo. Após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti questionável para o time visitante. Raphael Veiga cobrou o pênalti e não desperdiçou, deixando tudo igual para o Morumbis.
Tentando recuperar a vantagem no placar, o São Paulo teve mais um motivo para se irritar com o árbitro Matheus Delgado Candancan. Aos 20 minutos, Luciano foi tocado por Piquerez pelas costas, mas a partida continuou. O VAR sugeriu a revisão do lance, mas o árbitro não mudou de ideia, motivo suficiente para mais de 50 mil torcedores enlouquecerem nas arquibancadas.
Nos últimos minutos, o São Paulo ainda tentou atacar o Palmeiras com todos os meios, utilizando James Rodríguez, que quis ser mais criativo no meio de campo, mas sem sucesso. O colombiano jogou bem nos acréscimos, deixando Alisson na frente do gol, mas o meio-campista errou a trave. Então coube ao Tricolor aceitar o fardo no Morumbis.
Veja também
- "Está considerando"; Endrick pode atuar em 'rival' do Real Madrid na Espanha
- "Abel deixou claro"; Palmeiras define zagueiro como primeira saída para 2025
- Após Palmeiras, +1 time do Brasileirão recusa Neymar: "Ele estragou"
- "Em andamento"; Palmeiras pode assinar com atacante da MLS para substituir Estêvão
- Neymar assina com clube brasileiro e agita torcida do Palmeiras
- Atacante ignora Botafogo e aceitar jogar no Palmeiras de Abel Ferreira
Veja mais notícias do Palmeiras, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos da Sociedade Esportiva Palmeiras.